13 de setembro de 2008

MEDO DO PRIMEIRO BANCO


Acabei de chegar da Igreja, estava na reunião dos jovens. E observando a galera percebi e refleti sobre algo: Ninguém sentou no primeiro banco. E isso não acontece apenas na igreja, na faculdade também. As pessoas sentam na frente, mas nunca nas primeiras cadeiras. E fiquei imaginando o motivo desse comportamento coletivo mas tão individual.
Brasileiro adora filas. É o que dizem por aí! Viu uma fila, entrou, sem nem saber o motivo! E quando o motivo da fila é boa (comida ou dinheiro de graça, vaga de emprego, marcar consulta pelo SUS) queremos e as vezes brigamos pra ser o primeiro. Queremos estar visível e no lugar certo para receber uma coisa boa. Prontos para ver o que vai acontecer. Principalmente quando é de nosso interesse. Em compensação, quando o motivo não é muito dos agradáveis, (tomar uma vacina, fazer um teste ou prova, responder uma pergunta difícil) não queremos ser os primeiros. Queremos ter certeza do que vai acontecer. Ver como é. Saber a opinião dos outros para depois tomar a sua decisão. Ser o primeiro é estar vulnerável. É dar a cara a tapa. Muitas vezes não é bem assim, mas...
Então, qual devia ser nossa colocação ao procurar um lugar pra sentar na igreja ou escola? Vamos lá por algo que nos interesse? Vamos receber algo de bom ou útil?
Queremos participar de prontidão ou estamos lá pra ver como é, saber como me comportar ante essa situação ou ver a reação alheia?
Pessoalmente acho que em ambas as situações o que receberemos é de grande utilidade. Conhecimento e informação são preciosidades que devem ser absorvidas e adquiridas tanto quanto possível. Principalmente na igreja onde recebemos informação e conhecimento direto de Deus através de sua palavra, a Bíblia.
O fato é que onde convivo as pessoas evitam o primeiro banco. E eu faço parte dessa atitude “coletiva individual”. Será que estou lá realmente pronto pra receber o que Deus tem pra mim ou meio receoso esperando ver o que é, ou como é pra depois querer minha parte?
E ainda, será que da próxima vez terei coragem de sentar, mesmo que sozinho, no primeiro banco?

Um comentário:

PRiSCa disse...

eu vou sentar hoje no primeiro lugar para ver vc cantar...

:)

Uma linda reflexão, a gente tem mendo do compromiso, e isso se na igreja tambem, sentarse no primeiro banco implica esta exposto a outras pessoas que vem tudo o que vc faz, o disse, mais eu gosto do primeiro banco , porque eu presto mais atenção.
Um beijo amigo, eu vou add teu blog na minha lista.

Abração.