20 de setembro de 2009

PAIXÕES FUTURAS, PAIXÕES PASSADAS

Paixão. Tanto significado em uma só palavra.
Paixão é ter dez anos e deslumbrar a menina mais bonita da turma. Mesmo sem saber o significado de deslumbrar-se. É olhar seus olhos verdes e não ter coragem de dizer nada. É tornar-se adolescente e ter medo dos seus sentimentos. Não saber o que está acontecendo mesmo sabendo o que queria que acontecesse. É ser tão amigo, tão próximo dela, tão íntimo a ponto de saber que ela está apaixonada, por outro.
Paixão é dúvida, apesar das certezas. É surpreender-se com novas pessoas e desejar ser surpreendido a cada dia. É querer contar a ela. Olhar seu doce lábios ficar só no olhar. A única que se mexe é a sua. E não sai nada de útil. Paixão é decepção. É olhar pra trás e saber que apesar de tudo, nunca se apaixonou.
Paixão é futuro, não presente. É pensar alto, longe. Ver corações nas nuvens. Enxergar o nome dela em letreiros na rua. Pensar nela ao assistir a um filme romântico. É querer beijá-la e não ser permitido. É conhecer seus problemas, seus defeitos. E gostar deles. É esquecer o passado. Apresentar-se como uma nova pessoa. Um novo homem. Talvez um novo menino, deslumbrado pelos seus olhos.
Paixão é chegar do trabalho cansado. Poder sentar no sofá de uma sala bagunçada e gritar: "Querida, cheguei!" . É ouvir uma voz suave a dizer "pai". É olhar nos olhos daquela criança, o mesmo olhar da mãe, e ter certeza do que é paixão. E sentir o cheiro da comida vindo da cozinha. Ela larga tudo e te dá um abraço. O tempo para. O cheiro bom que vinha da cozinha torna-se um cheiro de queimado. O que importa! Isso é paixão.
Acho que me apaixonei. Não tenho certeza. Ainda não dá pra sentir o cheiro do queimado vindo da cozinha, nem dá pra olhar nos olhos do nossa filho (ou filha) e ver os seus olhos. Ainda não temos filhos.
Paixão é estar parado à sua frente, diante da porta da sua casa. ela não quer entrar, você não quer partir. Nada a se dizer. Paixão e covardia são parentes. Paixão não é dúvida, é certeza.
Depois de descobrir o significado de paixão, o próximo passo é descobrir o significado de "te amo". Um passo que tem que ser dado direito. E um passo que não quero dar sozinho. Por isso escrevo. Para te fazer um convite. quer caminhar comigo?
Eu sei, é covardia. Paixão é futuro. É uma caminhada. Acho que o próximo passo é seu. Sim ou não.
Sim, pode mudar o rumo da caminhada, de ambos.
Não, caminharemos (no meu caso sem rumo) como antes, sem mudar nada. Sem mudar nada.
(Isso foi escrito no início do ano, e seria enviado pra uma pessoa. Não tinha o seu endereço. E, agora vejo, teria sido um erro! Não que não estivesse apaixonado, ainda estou, eu acho, mas o impacto teria sido mais forte do que foi.)

2 comentários:

Luh disse...

Texto maravilhoso.
Quando eu crescer, vou escrever que nem você!
^^
Hahahahaa


Obs:
'É conhecer seus problemas, seus defeitos. E gostar deles.'
Isso é amor.

Ouça, ouça, faça.. disse...

Texto maravilhoso mesmo! Pra variar um pouquinho né? kkkk

beijos pro meu primo poeta!