16 de julho de 2009

DESAPONTAR E SER DESAPONTADO


Ser o homem inteligente, simpático, interessante, bonito. Ser o filho educado, obediente. Ser o estudante nota 10, interessado. O cristão correto, fiel. Esses e tantos outros atributos que fariam de alguém o cara perfeito. Impossível de ocorrer! Ser perfeito. E apesar dessa certeza muitas vezes buscamos ser assim. Eu confesso que busco ser perfeito. O problema é tentar ser perfeito para os outros e não ser quem você gostaria de ser. Isso gera um desapontamento. Não conseguir ser o que os outros querem nos deixa desapontado e desaponta os outros, sem motivo aparente, afinal, o esforço pra buscar a perfeição foi feito.
Chega disso. É hora de desapontar. E fazê-lo pra valer. Nada mais de sofrer para agradar aos outros. Nada mais de desapontar sem querer. A ideia é desapontar por querer. Isso parece egoísta ou malvado. Mas passo a pensar que não. Não pense também que vou maquinar não fazer nada que me pedem, ou ser desleixado com os relacionamentos. Não farei isso por maldade, mas por necessidade. É preciso tomar uma decisão, tomar um rumo, seguir um caminha, adotar um alvo, e tantas outras figuras de linguagem quantas forem necessário.
Deu pra entender? O caso é, vou passar a fazer o que posso e que quero. Sendo eu mesmo e tentando me desapontar menos. Consequentemente passarei a desapontar as pessoas que não concordam com minha opinião ou minha atitudes.
Então, a partir de agora é desapontar mais. Logo, não se sinta tão desapontado assim comigo, farei o que posso e deixarei de tentar o impossível.

Nenhum comentário: