28 de março de 2012

Primeira Fiada

Desde pequeno gostava de construir coisas. Só conhecia a lei da gravidade por causa dos tombos que levava ao tentar das os primeiros passos, mas já equilibrava lata sobre lata na tentativa de fazer uma pilha bem alta. Nunca foi novidade quando comecei a afirmar que gostaria de ser arquiteto.
É, sou engenheiro civil. Isso porque com o tempo descobri que o arquiteto define os espaços e ambientes, dimensões e formas. Mas o engenheiro é quem "empilha" as coisas pra fazer as obras realmente saírem do chão. Uma pena que a maioria dos arquitetos não acompanhem com afinco essa evolução que, pra mim, traz um sentimento muito bom.
Desde que me formei já fiz alguns projetos, acompanhei algumas obras, mas todas tinham sido iniciadas ou projetadas com a ajuda e supervisão de um engenheiro mais experiente. Semana passada pude auxiliar a marcação da primeira fiada de alvenaria estrutural dos prédios que fiz o projeto estrutural desde o início, além de toda a locação e definições complementares que o projeto condominial exigiu. Também estive sobre a supervisão de outro engenheiro da empresa. Mas esse projeto e essa obra é minha. Concebida e executada sob meus cuidados. Conheço cada detalhe, cada curva. A posição de cada bloco. E não só conheço como também vou acompanhar a colocação de cada um no seu devido lugar.
É claro que nem tudo é assim tão perfeito como os bons sentimentos nos fazem enxergar.  Mas continuam sendo bons sentimentos.
Depois dessa primeira fiadas, algumas outras já foram executadas. E tantas outras virão. Mas espero estar lá, vendo uma a uma ser executada, acompanhando o nascimento da minha primeira obra.

Nenhum comentário: